top of page
Buscar
  • Foto do escritorDetalhe Alimentar

Guia completo: como iniciar uma empresa de vending machines em 13 passos

Se está à procura de uma maneira de iniciar o seu próprio negócio, uma empresa de vending machines pode ser uma opção interessante.


As vending machines, também conhecidas como máquinas de venda automática, estão a tornar-se cada vez mais populares em todo o mundo.


As máquinas de vending são amplamente usadas para vender uma variedade de produtos, tais como bebidas, snacks, produtos de higiene pessoal, produtos eletrónicos, entre outros. Podem ser colocadas em locais públicos, como por exemplo estações de comboio, aeroportos, shoppings e centros de negócios assim como em locais privados.


1. Faça a sua pesquisa de mercado

Antes de começar uma empresa de máquinas de vending, é importante pesquisar o mercado e descobrir quais os tipos de vending machines são mais usados na sua região. Considere quais produtos são populares entre os consumidores quais locais seriam ideais para a instalação das suas máquinas. Analise também o que a sua concorrência está a oferecer e pense em maneiras de se destacar.


2. Defina uma estratégia

Com base na sua pesquisa de mercado, precisará de definir uma estratégia de negócios. Isso inclui escolher quais os tipos de produtos que serão vendidos nas suas máquinas, como os produtos serão adquiridos e como serão definidos os preços. Pense em como irá distribuir as vending machines e qual será o seu modelo de negócios, seja através de venda, aluguer ou parcerias com empresas.


3. Consulte a regulamentação

As vendas automáticas encontram-se regulamentadas pelo Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de fevereiro (alterado pela Lei n.º 47/2014, de 28 de julho), designadamente nos artigos 22.º a 24.º. Assim, nos termos do artigo 23.º deste diploma, o equipamento destinado à venda automática de bens ou serviços deve:

1. Permitir a recuperação da importância introduzida em caso de não fornecimento do bem ou serviço solicitado;

2. Ter afixado, de forma clara e perfeitamente legível, as seguintes informações

3. Identificação da empresa comercial, proprietária do equipamento, com o nome da firma, sede, nº da matrícula na conservatória do registo comercial competente e nº de identificação fiscal;

4. Identidade da empresa responsável pelo fornecimento do bem ou serviço;

5. Endereço, nº de telefone e contactos expeditos que permitam solucionar rápida e eficazmente as eventuais reclamações apresentadas pelo consumidor;

6. Identificação do bem ou serviço;

7. Preço por unidade;

8. Instruções de manuseamento e, ainda, sobre a forma de recuperação do pagamento no caso de não fornecimento do bem ou serviço solicitado.

Salienta-se ainda que nos termos na alínea b) do n.º 4 do art.º 3.º do Decreto-Lei n.º 50/2013, de 16 de abril, alterado pelo Decreto-Lei n.º 106/2015, de 16 de junho, é proibida a venda de bebidas alcoólicas em máquinas automáticas. Nos termos do art.º 15 n.º 1, alínea b) da Lei n.º 37/2007, de 14 de agosto, alterada e republicada pela Lei n.º 109/2015, de 26 de agosto, é proibida a venda de produtos de tabaco através de máquinas de venda automática sempre que não estejam munidas de um dispositivo eletrónico ou outro sistema bloqueador que impeça o seu acesso a menores de 18 anos e não estejam localizadas no interior do estabelecimento comercial, de forma a serem visualizadas pelo responsável do estabelecimento. E, nos termos da alínea c) do mesmo número e artigo é proibida a venda de produtos de tabaco a menores de 18 anos, a comprovar quando necessário, por qualquer documento identificativo com fotografia.


4. Procure os seus pontos de venda

A localização é um dos fatores mais importantes do sucesso de uma vending machine. Escolha locais com alta visibilidade e tráfego, como estações de transporte público, aeroportos, shoppings e empresas. Além disso, considere a segurança e os custos de instalação em cada local.


5. Adquira as suas vending machines

Adquira as vending machines que precisa para o seu negócio. Considere a possibilidade de comprar máquinas novas ou usadas, dependendo do seu orçamento. Certifique-se de que as suas máquinas sejam de alta qualidade e atendam às necessidades dos seus clientes.


6. Escolha o fornecedor e produtos

Precisará de um fornecedor confiável para fornecer produtos para abastecer as suas máquinas. Certifique-se em escolher um fornecedor que ofereça preços competitivos e uma grande variedade de produtos que os clientes irão apreciar. Neste ponto somos suspeitos, com a Detalhe Alimentar consegue reunir num único fornecedor uma vasta gama de produtos de elevada qualidade. Além disso, pense também no armazenamento adequado dos produtos para manter as suas características.


7. Instale as máquinas de vending

Instale as suas máquinas de vending nos locais que selecionou. Certifique-se de que elas estejam em locais de alto tráfego e em locais onde os seus clientes possam facilmente encontrá-las. Pense também na possibilidade de criar formas de incentivar as pessoas a usarem as suas máquinas e se sentirem confortáveis ao fazê-lo.


8. Adicione os produtos às máquinas de vending

Adicione stock às máquinas de vending com os produtos que deseja vender. Certifique-se de que os seus produtos sejam de alta qualidade e, que atendam às necessidades dos seus clientes. Mantenha um registo do seu stock e faça um inventário regular para garantir que as suas vending machines estejam sempre bem abastecidas.


9. Promova o seu negócio

Promova o seu negócio para atrair mais clientela. Use publicidade perto do local, boca a boca e as redes sociais para promover as suas vending machines e os seus produtos.


10. Monitorize o seu negócio

Monitorize o seu negócio para garantir que ele esteja a funcionar de forma eficiente. Isso pode incluir a implementação de um sistema de monitoração remoto, que permite verificar o status das suas máquinas em tempo real, o que pode ajudar a minimizar o tempo de inatividade e maximizar seus lucros.

Mantenha as máquinas limpas e em boas condições. Mantê-las sempre limpas e em boas condições é essencial para garantir a satisfação do cliente, e manter um bom relacionamento com o ponto onde estão instaladas.


11. Ofereça um excelente serviço ao cliente

Oferecer um serviço de excelência ao cliente é crucial para o sucesso da sua empresa de vending machines. Certifique-se que os seus clientes estejam sempre satisfeitos com a qualidade dos produtos e do serviço. Ofereça opções de pagamento flexíveis, como cartões de crédito e débito, MBWay, entre outros, de forma a garantir conveniência as seus clientes e aumentar as suas vendas


12. Tenha uma boa organização e controlo sobre as finanças

Ter um bom controlo sobre o fluxo de caixa é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Registe todas as suas transações financeiras e mantenha um controlo preciso do fluxo de caixa. Tenha em mente a possibilidade de contratar um contabilista para ajudá-lo a gerir as suas finanças.


13. Mantenha-se atualizado

Por fim, é importante manter-se atualizado sobre as tendências e as mudanças no mercado de vending. Esteja sempre atento às novidades e às tecnologias que possam ajudar a melhorar o desempenho do seu negócio.


Iniciar uma empresa de vending machine pode ser uma ótima maneira de começar o seu próprio negócio e gerar rendimentos. No entanto, como em qualquer negócio, é importante fazer uma pesquisa profunda, ter uma estratégia bem definida e trabalhar arduamente para garantir o sucesso do seu negócio. Com dedicação ,bom planeamento e levando valor acrescentado ao consumidor, pode construir uma empresa de vending machines bem-sucedida e lucrativa.


https://www.asae.gov.pt/fiscalizacao-economica/informacoes-sobre-atividades-economicas/venda-em-maquinas-automaticas.aspx

2.845 visualizações0 comentário
bottom of page