Buscar
  • Detalhe Alimentar

Já são conhecidos os 10 finalistas do prémio Ecotrophelia 2020

O Prémio ECOTROPHELIA tem como ambição promover a inovação, empreendedorismo e competitividade no setor agroalimentar a nível nacional e europeu, reunindo e desafiando estudantes, professores, investigadores e profissionais do setor a refletir sobre os produtos eco-inovadores do futuro.


No concurso Ecotrophelia Portugal 2020 foram selecionados 10 projetos entre 62 estudantes de 14 instituições de ensino superior e cujo vencedor, revelado em setembro, além de um prémio pecuniário e de prémios em serviços, irá representar o país num evento em Paris, em outubro, onde participam mais 17 estados.


Conheça abaixo o que de melhor se anda a "cozinhar" em Portugal:





Em conversa com o jornal online Dinheiro Vivo, neste ano, João Miranda, fundador da Frulact, atual embaixador do prémio respondeu a algumas questões:


Portugal está no bom caminho da inovação agroalimentar?


"Sempre fomos um país aberto à inovação, ao conhecimento e aos descobrimentos. Temos também, nas últimas duas décadas, com o aparecimento de organizações dinamizadoras e catalisadoras, como são bons exemplos a Cotec, a nível da inovação transversal, e a PortugalFoods, na disseminação de conhecimento do agroalimentar, construído bases sólidas de eficiência coletiva, que conduzem à partilha e à colaboração entre o mundo empresarial e as entidades do sistema de ensino, científico e tecnológico, na busca continuada de novo conhecimento que induza a inovação e a competitividade. Tudo isto combinado tem, de facto, permitido a Portugal e às suas empresas, de modo geral, dar passos muito sólidos, escalando a capacidade de inovação. Do lado das entidades do sistema científico e tecnológico, têm permitido um melhor alinhamento com as reais necessidades das empresas, tanto na produção de conhecimento como na adaptação da formação de novos alunos, mais preparados e melhor formados para as reais necessidades das empresas e do mercado de trabalho. Um dos bons exemplos é o premio Ecotrophelia. Não foi, pois, de estranhar que, muito recentemente, na publicação da União Europeia – European Innovation Scorecard 2020, Portugal tenha atingido a sua melhor classificação de sempre, sendo agora considerado um país fortemente inovador, posicionando-se como o 12.º país mais inovador da União Europeia, à frente da Espanha e ao lado da França."


O prémio Ecotrophelia materializa a consciência da salvaguarda do futuro para o setor?


"Sem dúvida de que o prémio Ecotrophelia é um dos pilares da PortugalFoods para o fomento da inovação do setor agroalimentar nacional, contribuindo para o seu crescimento e reconhecimento, na esperança de um futuro cada vez mais próspero. Além disso, contribui ainda para a consolidação de Portugal como o 12.º país mais inovador da Europa, segundo a União Europeia. Por outro lado, constitui-se como um ponto de ligação entre o mundo empresarial e a academia, introduzindo novas ideias e processos. Perante o momento atual provocado pela pandemia da covid-19, esta 4.ª edição veio ganhar ainda uma maior importância, podendo ajudar na adaptação do setor a esta nova realidade, indo ao encontro das necessidades que com ela surgiram"



Joao Miranda, fundador da Frulact, in Dinheiro Vivo 05.07.2020


contacte-nos

Detalhe Alimentar

Rua do Lugar Nº19 - Bunheira 

3770-103 Oliveira do Bairro Portugal

e-mail: geral@detalhealimentar.pt

tlm: +351 914 396 438

tlf: +351 234 737 252

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco